quarta-feira, 22 de junho de 2011

ANDREA JABOR


SEM TITULO


BIO

Andrea Jabor tem pós-graduação em dança pela Univer-Cidade (Rio de Janeiro); Graduação em dança contemporânea e coreografia pela "School for New Dance Development" da Faculdade de Artes de Amsterdã (Holanda); e especialização em dança pelo "Laban Centre" em Londres. Possui ainda formação musical pela Universidade de Brasília e a Escola de Música de Brasília.

A proposta da coreógrafa Andrea Jabor, é trabalhar com a improvisação e a pesquisa de movimento no corpo, na imagem e no espaço para pensar as estruturas que estão por trás do movimento para libertar a qualidade efêmera e poética da dança e do movimento no espaço e compreender mais a fundo os sentidos do movimento.

É diretora artística, coreógrafa e criadora da cia. Arquitetura do Movimento, que conta com a colaboração artística e parceria do artista visual Ricky Seabra e do coreógrafo Luiz Mendonça, desde sua fundação. Em 2009, a cia. completou 10 anos com o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio e do Ministério da Cultura com o Premio Klauss Vianna de Dança. Além dos patrocínios, a cia. conta com a parceria da Prefeitura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (onde é cia. residente há tres anos) e da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro onde desenvolve pesquisa em dança.

Faz direção de movimento, preparação corporal e coreografia para o teatro e no cinema desde 2001. Em 2009 fez a coreografia e preparação corporal do novo longa metragem de Arnaldo Jabor, “A Suprema Felicidade”, que tem estréia em outubro de 2010. Já trabalhou com diversos atores e diretores consagrados como Marco Nanini, Enrique Diaz, Pedro Paulo Rangel, Inez Vianna, Beth Goulart, Clarice Niskier, Mariana Lima, entre outros.

A companhia possui um repertório de mais de 10 espetáculos premiados com circulação nacional e internacional. Temporadas incluem: Teatro Nelson Rodrigues, SESC Paulista São Paulo, Itaú Cultural, Espaço SESC, SESC Rio de Janeiro, Casa da Glória, entre outros. Turnês Incluem: Caravana Funarte de Circulação Nacional, Palco Giratório 2008 (vários estados do Brasil), e diversos Festivais de Teatro no Brasil. Turnês internacionais incluem: Centro Cultural Belga Nona, Danza del III Milenio, Itália; Trouble Festival, Bélgica; La Menagerie de Verre, Pais, França, entre outros.

http://www.arquiteturadomovimento.com/

QUANDO e ONDE:

Sábado, 2 de julho de 2011 / 19:00h

RAMPA, Lugar de Criação, Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana

Nenhum comentário:

Postar um comentário