

The inaugural Live Arts Festival, ARTE AO VIVO, RIO AO VIVO celebrates international time-based art through a variety of performances and workshops throughout Rio de Janeiro, Brazil. The goal is to infuse the city with the energy and innovation of both Brazilian and international emerging visionary artists while cultivating dialogue and relationships between artists and audiences.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
CONTATO
ArteAoVivoRio@gmail.com
Obrigada
WORKSHOPS
Sábado, 02 julho de 2011
10-12h A VOZ E A CARNE com Roberto Correa dos Santos
Modos de construir sistemas de aparições epifânicas voltados para o fim de construir o ato-mover, via o recurso às emergências da carne da voz e da voz da carne. Trata-se de fazer eclodir, por meio dos elos entre o aparelho mental, o aparelho corpóreo e o aparelho fonador, o terreno (o que se quer é o terreno).
Não ha nada pior que fazer o bem
com Pedro Moreira Lima
Localização: Barracão Maravilha, Lapa
Domingo, 03 de julho de 2011
10 -12h ON BREATH com Kate Corby
Uma oficina de prática conceitual e anatômica do corpo focado na respiração. Vamos usar imagens, parcerias e culminar no trabalho de frases de movimento.
A conceptual and anatomical body practice workshop focused on breath using imagery, partnering and culminating in phrase work.
Este workshop será ministrado em Inglês com um tradutor.
Localização: RAMPA, Lugar de Criação, Copacabana
quinta-feira, 23 de junho de 2011
CALENDARIO DOS EVENTOS
SINTONIA, Fátima Wachowicz
DEUX, Kate Corby
ESTUDO PARA 2500 CARACTERES, Gimena Mello
quarta-feira, 22 de junho de 2011
ANDREA JABOR

SEM TITULO
BIO
Andrea Jabor tem pós-graduação em dança pela Univer-Cidade (Rio de Janeiro); Graduação em dança contemporânea e coreografia pela "School for New Dance Development" da Faculdade de Artes de Amsterdã (Holanda); e especialização em dança pelo "Laban Centre" em Londres. Possui ainda formação musical pela Universidade de Brasília e a Escola de Música de Brasília.
A proposta da coreógrafa Andrea Jabor, é trabalhar com a improvisação e a pesquisa de movimento no corpo, na imagem e no espaço para pensar as estruturas que estão por trás do movimento para libertar a qualidade efêmera e poética da dança e do movimento no espaço e compreender mais a fundo os sentidos do movimento.
É diretora artística, coreógrafa e criadora da cia. Arquitetura do Movimento, que conta com a colaboração artística e parceria do artista visual Ricky Seabra e do coreógrafo Luiz Mendonça, desde sua fundação. Em 2009, a cia. completou 10 anos com o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura do Rio e do Ministério da Cultura com o Premio Klauss Vianna de Dança. Além dos patrocínios, a cia. conta com a parceria da Prefeitura e Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (onde é cia. residente há tres anos) e da Escola de Mestre-Sala, Porta-Bandeira e Porta-Estandarte do Rio de Janeiro onde desenvolve pesquisa em dança.
Faz direção de movimento, preparação corporal e coreografia para o teatro e no cinema desde 2001. Em 2009 fez a coreografia e preparação corporal do novo longa metragem de Arnaldo Jabor, “A Suprema Felicidade”, que tem estréia em outubro de 2010. Já trabalhou com diversos atores e diretores consagrados como Marco Nanini, Enrique Diaz, Pedro Paulo Rangel, Inez Vianna, Beth Goulart, Clarice Niskier, Mariana Lima, entre outros.
A companhia possui um repertório de mais de 10 espetáculos premiados com circulação nacional e internacional. Temporadas incluem: Teatro Nelson Rodrigues, SESC Paulista São Paulo, Itaú Cultural, Espaço SESC, SESC Rio de Janeiro, Casa da Glória, entre outros. Turnês Incluem: Caravana Funarte de Circulação Nacional, Palco Giratório 2008 (vários estados do Brasil), e diversos Festivais de Teatro no Brasil. Turnês internacionais incluem: Centro Cultural Belga Nona, Danza del III Milenio, Itália; Trouble Festival, Bélgica; La Menagerie de Verre, Pais, França, entre outros.
QUANDO e ONDE:
Sábado, 2 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação, Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
terça-feira, 21 de junho de 2011
JIN-WEN YU
QUANDO E ONDE:
Domingo, 3 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação
Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
segunda-feira, 20 de junho de 2011
LUANA AGUIAR E FRAN JUNQUEIRA
QUANDO e ONDE:
Domingo, 3 de julho de 2011 / 14:00h
Barracão Maravilha, Av. Gomes Freire, 242 - Lapa
KUNJA BIHARI
PERFORMANCE SONORA NIMIS
BIO
www.kunja.biz
Born in Vancouver, Canada, it was at 5 years of age, that Kunja’s father gave him his first instrument, the Harmonium. With it he gave a melody, a chord progression and the words “it’s all yours son”.
He sang and performed on the streets of India, the USA and Canada to audiences of thousands, all by the tender age of 10.
In his early teen years he fell in love with English Rock Music, especially the drums and John Bonham.
By his late teens he had entered the Berklee Music affiliated program in Nelson B.C, where he continued to fuse his love of melody and rythm.
Kunja, moved to London, touring with Breakbeat stalwarts The Freestylers, Hip Hop band SeventhSun , and the ground breaking irreverant funk band Superthriller. During this time, he delved into sound design and composition, scoring for short films, documentaries and advertisements which have been shown in Cinemas, Art Galleries and Television audiences all over the world.
He now lives in Rio de Janeiro with his fiance and youngest child.
QUANDO E ONDE:
Domingo, 3 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação
Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
GILSON CRUZ e HUGO DE OLIVEIRA
Interrogação e Reticências
QUANDO E ONDE:
Domingo, 3 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação
Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
GIMENA MELLO
ESTUDO PARA 2500 CARACTERES
QUANDO E ONDE:
Domingo, 3 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação
Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
PEDRO MOREIRA LIMA
POEMACORPO #1 ( EU TO TENTANDO)
A performance inédita POEMACORPO #1 (EU TÔ TENTANDO) faz parte de uma série que deseja, como o seu título já denota, uma radical corporeificação da palavra. A frase que contém um sentido de resistência) quando repetidamente escrita nas paredes do espaço com uma caneta pilot, romperá com a linha da pauta convencional para se reproduzir também na estrutura física do seu autor. Durante o trabalho, que só termina no esgotamento físico / psicológico, haverá um solo incidental de guitarra "sublinhando" tal ação, feito por um músico a ser devidamente convidado.
QUANDO e ONDE:
Domingo, 3 de julho de 2011 / 14:00h
Barracão Maravilha, Av. Gomes Freire, 242 - Lapa
RAISSA RALOLA e LUISA TAVARES
ANDREA JABOR
QUANDO e ONDE:
Sábado, 2 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação, Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
RAQUEL ROMERO FAZ

CONTRICION
Significado de “Contrición”: arrepentimiento inspirado por Dios. Arrepentimiento de una culpa cometida.
Freud destaca o sentimento de culpa como o mais importante problema no desenvolvimento da civilização, da angústia social ao sentimento inconsciente de culpa. Nele propõe uma articulação entre culpa e angústia.Esse obscuro sentimento a que a humanidade tem estado sujeita desde antiguidade e que em algumas religiões foi condensado na doutrina da culpa primal, ou pecado original, é carregado por nós como uma herança as vezes, manifestada desde o momento que começamos a distinguir o bem do mal. De mãos dadas vem a culpa e a contrição, nosso arrependimento por essa culpa, presente, passada e se continuar, futura.
Esta performance pretende comunicar como sentimos e até expressamos esse sentimento de culpa, arrependidos ou não, do que fizemos, do que não fizemos, do que falamos, do que sentimos, do que somos, de tudo aquilo que em nossa mente seja suscetível de desaprovação e dor, por esses “pecados”, que tanto nós como as vezes a religião, se encarregou de nos transmitir. Esta idéia será interpretada e levada a cabo a partir do próprio sentir individual e autônomo da artista.
QUANDO e ONDE:
Sábado, 2 de julho de 2011 / 19:00h
RAMPA, Lugar de Criação, Rua Sa Ferreira, 202 – Copacabana
URBITANTES
HOMEM-PRODUTO
direção / concepção
Tatiana France
performers
Clarice Rito
Francisco Ottoni
Jaqueline Vasconcellos
Laura Becker
Pedro Poncioni
Raphael Gaspar
Tatiana France
apoio: UNIRIO
O grupo - por meio de uma linguagem que se dá nas interfaces do teatro, da dança, da música e das artes-plásticas - propõe através de sua ação, uma pausa poética no cotidiano da cidade, visando promover um diálogo vivo entre sua arquitetura, o comportamento social e as artes.
Idealizada originalmente para o espaço dos sinais de trânsito da cidade e inspirada na figura do vendedor ambulante, a performance “Homem-Produto” aponta para alguns dos paradigmas do homem urbano da atualidade: a “cultura do descartável”, a desigualdade social, o excesso de lixo produzido nas grandes cidades, o envenenamento do corpo humano pelo alto consumo de produtos com agentes químicos, entre outros.
CURRICULO GRUPO
Urbitantes / “Homem-Produto”
· V - Mostra Prática da Unirio, 2005
· VER –I Festival de Live Art. Parque Lage, 2005. Rio de Janeiro
· riocenacontemporânea, 2005
· X - Salão de Artes de Itajaí / FUNARTE, 2005 - SC
· MOLA – Mostra Livre de Artes. Circo Voador, 2005
· III Semana Cultural em Santa / FUNARTE - Rio de Janeiro, 2006
· “Pé de Poesia” – Espaço Cutural SEMENTE e rua em frente/lapa, 2006 - Rio de Janeiro
· X – Circuito das Artes do Jardim Botânico, 2006, Rio de Janeiro.
· NAVE MARIA – Evento Multi-Cultural no Espaço Cultural Sérgio Porto – Rio de janeiro, 2006
· VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental / UFRJ, 2009 – Rio de Janeiro
· HOMEM-PRODUTO NAS ESCOLAS (Escolas Municipais de Senador Camará) projeto patrocinado pela CASA DA MOEDA - Atitude Cidadã 2009 / Rio de Janeiro
· Encerramento da Feira de Desenho Vivo da PUC RIO, 2009 / Rio de Janeiro
· Exposição CONFLUÊNCIAS - Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica - 2010/ Rio de Janeiro
· 4as Alternativas – patrocínio da Prefeitura Municipal de São Carlos, 2010 – SP
· Viradão Cultural Carioca, 2010 / Pç. Tiradentes, Rio de Janeiro
· Penitenciárias: Lemos Brito e Oscar Stevenson, 2010 – Rio de Janeiro
· Encontro de Arte, Educação e Sustentabilidade, Casarão Austregésilo de Athayde, 2010 – Rio de Janeiro
· Associação Brasileira de Imprensa (ABI), 2010 - Rio de Janeiro
· Programa de Conscientização Ambiental da Casa da Moeda do Brasil (CMB), 2010 – Rio de Janeiro
· Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Escola de Ciências Jurídicas / UNIRIO, 2010 – Rio de Janeiro
· Abraço da Paz - Parque Ary Barroso, 2011 – Rio de Janeiro
- Perpendicular - Museu da República, 2011 - Rio de Janeiro
Direção/Concepção:
Tatiana France, 38 anos, nascida na cidade do Rio de Janeiro, é bailarina, atriz, diretora e coreógrafa. Formada como atriz pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras) e em Direção Teatral na universidade UNIRIO, na qual atualmente cursa o mestrado em Artes Cênicas, fez sua formação como bailarina na Escola de Dança Angel Vianna.
Foi integrante da Cia de Dança Deborah Colker
e co-fundadora da Humas Cia de Dança. Como atriz participou de peças teatrais, novelas, vídeo-clips, publicidade, performances, etc. Como assistente de direção, diretora de movimento e preparadora corporal, Tatiana trabalhou com Marília Pêra, Deborah Colker, Ulysses Cruz, entre outros, em diversas montagens teatrais, comissões de frente, telenovelas, shows, etc..
Apresentou-se como atriz-bailarina no espetáculo de Dança-teatro de Mara Castilho no Laban Centre/LONDRES em outubro de 2004.
Desde o início de 2005 vem desenvolvendo como diretora um trabalho de intervenções urbanas com seu grupo de performances, Urbitantes. Participando com ele de importantes eventos e festivais pelo Brasil.
Em 2007 foi assistente de coreografia de Doug Jack e Bryn Walters nas Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos PANAMERICANOS.
Neste mesmo ano fundou o Bloco de Danças de Carnaval / Dança Criativa, MAMELÚDICOS EUFÓRICOS E OUTROS INERTEOFÓBICOS FRENÉTICOS, que vem desfilando há 5 anos no pré-carnaval da cidade do Rio de Janeiro e ganhando crescente popularidade no evento.
Durante o curso de graduação na universidade federal/UNIRIO montou “Fim de Partida” de Samuel Beckett, “MACBETH” de William Shakespeare e em 2008 o espetáculo-instalação “Para dentro...” com textos de Clarice Lispector.
CONTATOS:
Tatiana France
Cel: 55 (21) 8756-6162
Tel: 55 (21) 2294-8472 / 2294-5863
tatifrance@gmail.com
QUANDO E ONDE:
Sabado, 2 de julho de 2011 / 14:00h
Cinelandia, Praça Floriano – Centro